-
Arquitetos: Pablo Larroulet
- Área: 300 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernanda del Villar
-
Fabricantes: Archicad, GRAPHISOFT
O lugar: encontro e contraste
A Patagônia é um dos destinos turísticos mais importantes do Chile e do mundo, uma geografia que surpreende por sua escala, natureza selvagem e pela relação que se estabelece entre o visitante e a paisagem.
O encontro entre os elementos naturais impacta à primeira vista, essa conexão que existe entre água e glacial, rio e montanha, árvore e terra, um contraste de materiais, formas e cores, entre o sólido e o líquido, entre aformadas montanhas e a esplanada do vale.
O projeto nasce a partir deste conceito: encontro e contraste, uma arquitetura que emerge da terra e se converte em parte da natureza,formas que se elevam como montanhas, vulcões e glaciais no horizonte de Puerto Natales. Aka Patagonia é uma homenagem à paisagem.
O Projeto
O projeto se localiza em Puerto Natales, no alto do vale, ao fim de um suave declive com vistas panorâmicas, onde o horizonte se interrompe por rupturas naturais que emergem: vulcões, montanhas e glaciais.
O programa consiste em seis módulos de suítes privativas e um módulo de área comum para descontração, encontro e cozinha.
Os seis módulos pré-fabricados em madeira, foram construídos e posteriormente instalados no local, posicionados estrategicamente para demarcar as vistas para as distintas atrações naturais e para obter a maior quantidade de luz natural durante o dia. Toda a construção foi projetada sobre estacas para gerar o menor impacto possível no terreno existente.
Os espaços foram projetados para que se possa experimentar o fluxo contínuo da natureza, tanto dentro como fora.
A lenga é uma espécie nativa, típica da zona e sua madeira foi empregada para revestir o projeto, até mesmo nas coberturas, protegendo a estrutura das condições climáticas extremas. A lenga é adaptada para crescer em locais de solo pobre, clima frio e ventos fortes, onde nenhuma outra espécie tende a se adaptar.
O envelhecimento do material é um aspecto chave do projeto, para alcançar uma fusão entre a construção e a paisagem. A arquitetura busca, com o passar do tempo, adaptar-se ao seu entorno, sem competições ou pretensões, apenas fazendo parte dela.